Resolução do Contran determina que o teste passe a ser obrigatório em 2020, mas montadoras podem antecipar

Todos os carros fabricados ou importados a partir de 1 de janeiro de 2020 terão que ser aprovados em um teste que simula um acidente lateral para receberem autorização de venda no Brasil. A medida foi anunciada pelo Contran na última semana e pode ser antecipada pelas montadoras, se elas aceitarem colocar seus carros à prova antes disso. A partir de 1 de janeiro de 2023, todos os carros terão que ser aprovados no teste, mesmo os projetos antigos que ainda estarão no mercado.

Esse teste é mais rigoroso do que o de colisão dianteira porque esse tipo de acidente costuma machucar mais os passageiros dos carros. Recentemente, o Latin NCAP passou a submeter alguns modelos ao crash test lateral e muitos foram reprovados.

É o caso do Chevrolet Onix, o carro mais vendido do país, que foi reprovado e tirou zero estrela de segurança para adultos. Por conta disso, a montadora providenciou mudanças na estrutura do carro. Testado novamente, o modelo conquistou três estrelas no mesmo teste. Outros modelos que foram mal nesse tipo de impacto são o Ford Ka (zero estrela) e o Fiat Mobi (1 estrela). 

O teste poderá ser feito pela própria montadora ou em laboratórios certificados, para que sigam exatamente os critérios estabelecidos pelo governo. Para o carro ser aprovado, as portas não podem se abrir durante o impacto e os passageiros devem conseguir abrir cada uma delas depois do choque. Além disso, serão utilizados bonecos eletrônicos dentro do carro para analisar a gravidade das lesões dos passageiros. Por fim, nenhuma peça do carro pode se soltar e ferir os passageiros.

Fonte: AutoEsporte

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Publicada em 30/01/2018 - 15:19

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