Ter cuidados com o próprio carro nunca é demais. Comprar um veículo é um grande investimento para a maioria das pessoas e deixar seu bem em qualquer lugar pode significar um prejuízo além do esperado. Mas você sabe como estacionar seu veículo com segurança? Separamos cinco dicas essenciais para minimizar a maioria das situações indesejadas.

1. Estacione em um local seguro

Na dúvida, sempre dê preferência aos estacionamentos pagos. 

Agora, se preferir deixar seu automóvel na rua, a prioridade são os locais mais movimentados, pois lugares com pouco fluxo de pessoas e veículos são um prato cheio para bandidos agirem sem que ninguém perceba. Caso precise estacionar à noite, prefira também as vagas em locais com boa iluminação.

2. Cuidados ao manobrar

Além de procurar um bom lugar para deixar seu carro, o momento da manobra também é crucial e requer bastante atenção do motorista. O tipo da vaga vai definir a melhor posição para entrar com o veículo sem arranhões ou batidas. Abaixo, listamos algumas das vagas mais comuns e as melhores práticas para se aplicar no momento do estacionamento:

Vagas em 90º ou inclinadas: Geralmente presente em estabelecimentos como shoppings e mercados, esse tipo de vaga é simples de entrar, mas exige atenção com retrovisores. A melhor pedida é embicar o seu carro do lado contrário à vaga, um pouco à frente, de modo que a traseira fique em direção a ela (1). Depois, é só entrar de ré, ajeitando conforme o espaço (2) e olhando nos espelhos para garantir que você não encoste nos veículos dos lados (3). Atenção também com o meio-fio atrás, que pode danificar a saia ou parte de baixo da carroceria (4).

Vagas paralelas: Este tipo de vaga exige a famosa “baliza”, tão temida em cursos de auto escola. Mas depois que o motorista pega o jeito, o procedimento torna-se mais simples. Para entrar corretamente, acione a seta com antecedência (1), pare paralelamente ao carro imediatamente à frente da vaga, deixando os parachoques traseiros alinhados (2). Vire todo o volante para o lado do meio-fio e dê a ré em baixa velocidade. Neste momento há diversas dicas para saber quando virar o volante para o outro lado. Uma delas é quando você enxergar no retrovisor o farol dianteiro que estiver mais perto do meio-fio do automóvel de trás (3). Aí, vire tudo para o outro lado e ajeite para entrar, sempre olhando para os espelhos (4).

3. Atenção nas descidas

Garanta que seu freio de mão esteja com todas as manutenções em dia para que, ao parar em descidas, não haja perigo do seu carro se movimentar. Outra dica importante é deixar a primeira marcha engatada nesses casos, pois ajuda a manter a inércia do automóvel.

4. Acessórios para auxiliar

A tecnologia atual proporciona mais facilidade para estacionar com segurança. Câmeras de ré e sensores de distância ampliam seu campo de visão, deixando a manobra muito mais simples. Mas atenção para os equipamentos que não vêm de fábrica, pois eles podem comprometer a garantia do seu veículo. Na dúvida, procure uma assistência autorizada.

5. Respeite as sinalizações

Agora que você já sabe como estacionar com segurança e como manobrar, não se esqueça das sinalizações nas vagas de estacionamento. O Brasil conta com espaços exclusivos para idosos e deficientes físicos, que devem ser rigorosamente respeitados, sujeitos a multa e guincho.

Atente também para os horários de permissão de estacionamento e às vagas temporárias, mediante o pagamento de taxas, como parquímetros, por exemplo.

Por fim, mantenha seu seguro em dia, pois em qualquer ocorrência, você estará muito bem amparado.

Na Ativa Seminovos em Ribeirão Preto você encontra as vantagens de estar com a melhor qualidade no seu seminovo. Não perca tempo, vem pra Ativa.

Publicada em 22/05/2017 - 09:00 por Agencia Ideia Comunicativa em Ribeirão Preto

Janeiro/2017

Março/2017

Abril/2017

Maio/2017

Junho/2017

Julho/2017

Agosto/2017

Setembro/2017

Novembro/2017

Dezembro/2017

Janeiro/2018

Fevereiro/2018

Março/2018

Abril/2018

Junho/2018

Julho/2018

Agosto/2018

Setembro/2018

Outubro/2018

Novembro/2018

Dezembro/2018

Março/2019

Maio/2019

Junho/2019

Julho/2019